• O QUE SÃO PRÓTESES DENTÁRIAS
✓ As próteses são dispositivos confeccionados para recompor os dentes perdidos de maneira parcial ou total, com o intuito de restabelecer as funções do sistema mastigatório (estética, mastigação, deglutição) além da preservação das estruturas remanescente.
• QUANDO AS PRÓTESE DEVEM SER UTILIZADAS? 
✓ A dentição permanente é composta de 28 a 32 dentes. Quando houver uma perda dental mesmo que isoladamente ou em pequeno número, anteriores ou posteriores, se estes não forem substituídos haverá um desequilíbrio no funcionamento do sistema mastigatório acarretando em vários problemas ao longo do tempo.
• QUAIS SÃO OS TIPOS DE PRÓTESE? 
✓ Geralmente classificamos os tipos de prótese de acordo com as perdas dentais. Se houve a perda de todos os dentes de uma ou ambas as arcadas: Prótese Total (dentadura); se houve uma perda parcial dos dentes: Prótese Parcial (Ponte).
✓ Se a prótese pode ser removida pelo paciente: Prótese Removível ("ponte móvel”).
✓ Se houve a perda de um dente e a prótese fica "fixada" (cimentada) em dois ou mais dentes ao lado do espaço e não pode ser removida pelo paciente: Prótese Fixa (“ponte fixa).
✓ Se um dente está muito destruído e não pode ser feita uma restauração simples, mas a raiz está adequada e a prótese fica "fixada" (cimentada) nesta raiz ela não pode ser removida pelo paciente: coroa unitária (“pivot”, “bloco”).
✓ Se houve a perda de um ou mais dentes e implantes foram colocados no(s) espaço(s), a prótese fica "fixada" (parafusada ou cimentada) individualmente em componentes sobre cada implante, ela não pode ser removida pelo paciente: coroa unitária sobre implante.
✓ Se houve a perda de dois ou mais dentes e implantes foram colocados em locais adequados no espaço desdentado, mas não no mesmo número dos dentes perdidos e a prótese fica "fixada" (parafusada ou cimentada) em componentes sobre os implantes e ela não pode ser removida pelo paciente: Prótese Fixa sobre implantes.
✓ Se houve a perda de todos os dentes de uma ou ambas as arcadas e implantes foram colocados a prótese poderá ser fixa (Prótese Protocolo sobre implantes) ou removível (dentadura sobre implantes - Overdenture)
• COMO É FEITA A SELEÇÃO DAS PRÓTESES? 
✓ De acordo com o planejamento realizado a partir do exame clínico, escaneamento (moldes e modelos), fotografias, usos de softwares, exames de imagem (radiografias e/ou tomografias).
✓ As situações são diferentes de um paciente para o outro e a prótese será selecionada de acordo com o diagnóstico e as alternativas de tratamento serão apresentadas para cada caso individualmente.
✓ Por isto a necessidade procurar um profissional com experiência em reabilitação bucal.
• PRECISO REALIZAR TRATAMENTO DE CANAL PARA FAZER UMA PRÓTESE SOBRE DENTE?
✓ Não necessariamente. Manter os dentes com vitalidade é sempre a melhor opção.
✓ Mas quando há uma grande destruição da coroa do dente e necessita de pinos para a retenção da prótese o tratamento do canal deverá ser realizado.
✓ O tratamento do canal também deverá ser realizado nos caso de inflamação irreverível da polpa (nervo) do dente.

Voltar