Odontologia Digital 
✓ Em Odontologia, dependendo do tratamento, alguns procedimentos são realizados de forma indireta, ou seja, não são realizados diretamente na boca do paciente. As próteses são assim: parte dos procedimentos são realizados diretamente na boca e outros procedimentos são realizados nos modelos de gesso que o Cirurgião-dentista obtém a partir das moldagens das arcadas com materiais específicos.

✓ Há alguns anos é possível obter um modelo tridimensional das arcadas a partir de um escaneamento intra-oral e sem a necessidade das moldagens.

Como o escâner funciona? 

✓ Esta tecnologia vem sendo utilizada desde a década de 1980 e varia de acordo com a marca do aparelho. Basicamente, o aparelho (que parece uma escova de dentes elétrica) possui várias câmeras e espelhos que captam as imagens das arcadas e transmitem para um software onde posteriormente as imagens são convertidas em arquivos digitais.

Quanto tempo é necessário para o escaneamento?

✓ Depende do aparelho utilizado, mas geralmente são necessários entre 5 e 10 minutos para o escaneamento das duas arcadas.

O escaneamento gera desconforto?

✓ Não. Este procedimento é indolor e o paciente não passa pelo desconforto e sensações de ânsia das moldagens tradicionais.

A utilização do escâner agiliza o tempo de tratamento?

✓ Sim. Considerando que as imagens obtidas são trabalhadas em softwares específicos há uma maior previsibilidade nas etapas com um número de consultas para ajustes e provas nos casos de prótese menor.

✓ Considerando a estética, o escaneamento pode ser associado às fotografias da face do paciente e trabalhadas em softwares para o planejamento e o desenho digital do sorriso por exemplo. Após a avaliação do paciente, o arquivo do “novo sorriso” será enviado para uma impressora 3D ou um frezadora. Então, o dispositivo criado (impresso ou frezado) poderá ser "testado" em boca para a avaliação e aprovação do paciente antes de iniciar o tratamento.

 Quais tipos de tratamento podem ser realizados com o escaneamento? 

✓ Basicamente, no Fluxo Digital, como é chamada esta abordagem, os tratamentos em prótese na forma analógica (convencional) podem ser realizados na forma digital só que de uma maneira mais previsível. Para a maioria dos casos, o paciente consegue visualizar o resultado final antes do início do tratamento.

O escâner é o único aparelho envolvido no Fluxo Digital? 

✓ Não. O escâner é um dos aparelhos, mas impressoras 3D e frezadoras finalizam os processos utilizados para a confecção dos diversos dispositivos como: modelos em resina, coroa em resina, coroas em cerâmica, guias para cirurgia, placas oclusais.

✓ Importante entender que a Odontologia Digital é mais uma ferramenta que auxilia mas não substitui um profissional especializado e que entenda os fundamentos para o bom planejamento e execução do tratamento.

Voltar